O Valor Nutricional das PANCs
A pesquisadora e Engenheira Agrônoma da Embrapa Hortaliças, Neide Botrel, destaca as vantagens das PANC, especialmente do ponto de vista nutricional. Ela afirma que a grande vantagem das PANCs, além da sua rusticidade, do fato delas serem produzidas naturalmente, não ser necessário a utilização de agrotóxicos, é o seu grande valor nutricional.
Neide cita bons exemplos como a ora-pro-nóbis (Pereskia acuelata, P.grandifolia), a moringa e o caruru (Amaranthus spp), por causa de seus elevados teores de proteína e minerais.
“Destaca-se também o peixinho, por conter teor de fibra alimentar”, informa a engenheira agrônoma. Ainda destaca as taxas de cálcio encontradas na bertalha (Anredera cordifolia), folha de capuchinha, caruru, jambu (Acmella olaraceae), ora-pro-nóbis, serralha (Sonchus oleraceus), taioba (Xanthosoma taioba) e vinagreira (Hibiscus sabdariffa, H. acetosella).
A Nutricionista Funcional, Fitoterapeuta,
Escritora, Jornalista e apresentadora do Programa Mais Saúde na TV Canção Nova,
a Dra Gisela Savioli, também nos fala sobre a importância e o valor nutricional
das PANCs, conforme podemos ver assistindo ao vídeo abaixo:
· Vídeo: “Suco verde: trocando a couve pela ora-pro-nóbis”, da Nutricionista, Dra. Gisela Savioli, sobre o valor nutricional e medicinal das PANCs.
Suco verde: trocando a couve pela ora-pro-nóbis - YouTube
Cuidados na Identificação das PANCs
Usamos nossos sentidos para identificá-las, na seguinte sequência: aspecto visual, o tato e o olfato. O paladar seria o quarto passo, que inclui experimentar e saborear. Por isso, foi confeccionada uma receita simples de pasta de ricota com ora-pro-nóbis, para ser degustada com toda turma, após a exposição de PANCs. Foi um sucesso!
A Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), é um ótimo setor para empreender, é um nicho de mercado diferenciado, em aberto, que pode gerar emprego, gerar renda para você e toda família e vizinhos. E saúde para todos.
A vantagem de empreender com PANCs, seja para um chef de cozinha, um nutricionista ou um agricultor, por exemplo, é a inovação, porque quase tudo que fizer será novidade, será uma quebra de paradigma. Paradigma nada mais é que um modelo instaurado que segue em uso. Quebrar o paradigma ao empreender com PANCs, seria fazer algo diferente do que vem sendo feito, diversificando as culturas. Elas são orgânicas por definição, porque não precisam de agrotóxicos. As PANCS podem salvar a fome no mundo. Salvar o mundo, o meio ambiente e a biodiversidade.
Como elaborar um FanzineA turma dividida em times ou grupos, confeccionou um fanzine, com a identificação de algumas PANCs, de alguns Empreendedores famosos que empreendem com as PANCs (Rodrigo Oliveira, Carol Costa, Bela Gil, Dra Gisela Savioli, por exemplo) e com algumas receitas. Eles tomaram como exemplo o Fanzine criado pela aluna do ano anterior, conforme explicação no vídeo abaixo. Devido aos problemas com a internet tanto na escola quanto na comunidade, foi decidido, criar um fanzine, que posteriormente alimentará o blog.
Fanzine é um jornal informal, onde se publicam informações sobre o que se é fã ou informações gerais de qualquer âmbito temático.
Julia Maciel Apresentação do Trabalho de Empreendedorismo Prof Josiane Almeida - YouTube
E Elaboração de um Fanzine sobre PANCs, com a identificação de algumas espécies, de pessoas que empreendem com as PANCS e com algumas receitas utilizando PANCs.
Como forma de avaliar o Progresso dos estudantes, os alunos da turma dividida em times ou grupos, confeccionaram um fanzine, com a identificação de algumas PANCs, de alguns Empreendedores famosos que empreendem com as PANCs (Rodrigo Oliveira, Carol Costa, Bela Gil, Dra Gisela Savioli, por exemplo) e com algumas receitas.
Devido aos problemas com a internet tanto na escola
quanto na comunidade e aos cuidados com a pandemia, foi decidido criar um
fanzine, em um ambiente maior e mais arejado do que o da sala de informática. Em
tempo hábil e condições sanitárias adequadas, as matérias do
fanzine, alimentaram as matérias do blog.
- Fonte:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário