Após estudarmos o ambiente da Escola, da Família, do Bairro, da Cidade, do Estado e do País, e identificarmos a importância de tais ambientes na vida de cada um, na vida da sociedade, ficou claro o quanto todos os ambientes se interligam, que nenhuma ação tem efeito isolado, cada uma delas interfere, direta ou indiretamente, no conjunto de todos os ambientes e fazem parte de um todo muito maior: o universo. Assim sendo, estudar sobre o ambiente do Planeta e sobre ações empreendedoras que proporcionem a sua evolução e expansão significa identificarmos os recursos para preservarmos e mantermos a vida na Terra.
Embora tenhamos observado nos últimos anos algumas mudanças significativas, com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 2000-2015, essas oito metas foram mais direcionadas aos países em desenvolvimento e à ajuda que os países mais ricos podiam dar aos mais pobres. Assim, percebeu-se que era necessário estabelecer uma nova agenda que, por um lado, combatesse aqueles problemas em todos os países e também acrescentasse outros que têm impactos danosos, como é o caso da corrupção política.
Assim ficou evidente a necessidade de um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que promova o bem-estar das pessoas respeitando o ambiente. Os líderes mundiais se reuniram na ONU, em setembro de 2015, aprovando os 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL_ODS para serem desenvolvidos entre 2016-2030 numa agenda partilhada com a finalidade de promoverem a paz, criar oportunidades para todos e proteger o planeta.
Foto dos 17 ODS
Após assistir ao primeiro vídeo da série do IBGE Explica, que narra de uma maneira geral, sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acessando o link abaixo, a turma foi dividida em três times ou grupos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável • IBGE Explica - YouTube
# Time 1:
* O time 1, assistiu ao vídeo da primeira ODS: ODS #1: Erradicação da pobreza, identificando a importância da produção de alimentos.
ODS #1: Erradicação da pobreza
ODS #1: Erradicação da pobreza • IBGE Explica - YouTube
O grande desafio deste ODS é: “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”.
Após assistir ao vídeo, os alunos pesquisaram sobre o primeiro ODS: ODS #1: Erradicação da pobreza, identificando a importância da produção de alimentos, a importância e a história da horta escolar do CIEP 424 Pedro Amorim.
# Time 2:
ODS #2: Erradicação da fome.
* O time 2, assistiu ao segundo ODS: ODS #2: Erradicação da fome, identificando a importância de alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição ao promover a agricultura sustentável.
ODS #2: Erradicação da fome • IBGE Explica - YouTube
Este
ODS trata de questões relacionadas à fome, à nutrição e à segurança alimentar,
ou seja, traz para a discussão a importância de garantir a todas as pessoas
alimentos nutritivos e seguros, para evitar não somente a fome, mas também a
má-nutrição e os riscos à saúde. Apoia o mercado empreendedor
de pequenos produtores de alimentos e a agricultura familiar.
Após assistir ao segundo vídeo da série do IBGE Explica, sobre o ODS #2: Erradicação da fome no link abaixo, os alunos pesquisaram e apresentaram para turma a importância do plantio de PANCs na horta Escolar.
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) como forma de Empreender
# Time 3:
* O time 3, assistiu ao vídeo sobre o uso das PANCs e suas perspectivas no mercado como forma de empreender, na alta gastronomia. O vídeo é de uma das redes sociais do Empreendedor, o Chef Rodrigo Oliveira, dono do famoso Restaurante Mocotó.
https://www.facebook.com/rodrigomocoto/videos/593092122120605
Após assistir ao vídeo pesquisar e apresentar para a turma suas perspectivas sobre o uso das PANCs no mercado como forma de empreender.
* Ao finalizar a atividade do Time 1, cada aluno deve (individualmente) preencher o formulário de avaliação desta pesquisa. https://forms.gle/6PU1wzSZmqTohV3i7
* Ao finalizar a atividade do Time 2, cada aluno deve (individualmente) preencher o formulário de avaliação desta pesquisa. https://forms.gle/a9zGhqJLLxNJgMkg8
* Ao finalizar a atividade do Time 3, cada aluno deve (individualmente) preencher o formulário de avaliação desta pesquisa. https://forms.gle/dqr9D38NPrn8pSHP8
Como forma de avaliar o Progresso dos estudantes, os alunos
divididos em três times ou grupos, pesquisaram, realizaram várias atividade
sobre o tema e foram avaliados através de formulários do Google Forms. Dessa forma, também começaram a pesquisar sobre blogs, criar
uma conta no Google e e-mails personalizados de acordo com o nome do blog.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário